top of page

KEEN SUTTERLY & CO – LITERATURA

 

Estrangeiros do couro

Delmiro Gouveia : Pioneiro e Nacionalista. F. Magalhães Martins. 1ª Edição – 1963 . 2ª Edição – 1979.

John Sanford emissário / Idioma

No Recife várias pessoas e firmas operavam , ativamente, no ramo da compra e exportação de couros e peles.Entre os estrangeiros , podem ser citados os Rossbach , Herman Lundgren , John Sanford , Albert Kant , John Krausé , Clemente Levy, Lionelo Iona , Guido Ferrário]. E Delmiro constituíra-se em precioso elemento de ligação entre os compradores e os centros produtores , tornando-se o mais vivo intermediário e o corretor mais produtivo.

 

Amizade / Cavalos

Em 1889 , um grande curtume norte-americano_ Keen Sutterly & Co., de Filadélfia _ mandava emissário ao Brasil para estabelecer-se com filial no Recife.Era o Sr.John Roshore Sanford , que sabia muito menos o português do que Delmiro o inglês] , aprendido a arrambar razoavelmente com Mr. Henry Fletcher e outros britânicos , com quem o brasileiro trabalhara nos tempos da “maxambomba”.

Dificuldade da língua(Idioma) / Desempenho de Delmiro

 

Mas o certo é que os dois se entenderam muito bem...Pois é lembrado o Sr. Sanford ao lado de Delmiro , a passear nos bonitos cavalos deste , aos domingos , pelos arrabaldes da Torre e Dois Irmãos.Consoante informe colhido num Almanaque do Ceará , a novel firma “colocou a seu serviço Delmiro Gouveia , inteligente , trabalhador , perspicaz , de modo que em poucos meses de convivência com o americano estava falando fluentemente o inglês , passando à categoria de primeiro empregado”]

Desde que a filial de Keen Sutterly iniciou operações , Delmiro concentrou nela suas atividades.O americano Sanford tinha , porém , dificuldades em dirigi-la eficientemente , a começar pelo desconhecimento da língua e dos hábitos de nossa terra. Delmiro era quem manobrava e sustentava virtualmente a empresa , que dependia , para sua sobrevivência , dos produtos que ele lhe encaminhasse.] Percebia ordenado de 10 contos de réis anuais , sendo obrigado a permanecer no escritório somente duas horas por dia.

Dificuldades  Filial Recife / Ceará novo Mercado

O Sr. Sanford escrevera à Matriz , em Filadélfia , mostrando a inconveniência de continuar em Pernambuco e sugerindo a transferência da filial para Fortaleza. Tinha verificado , durante quase dois anos , que melhores condições se ofereciam no Ceará. Era de lá que saíam peles de cabra e ovelha em maior número e melhor qualidade. Recife ficava distante das zonas de produção e estava minada por uma concorrência desenfreada e estreita.]

1ª viagem de Delmiro aos EUA / Contatos anteriores

Os empregados , sob a ameaça de perderem o ganha-pão , viram em Delmiro o seu salvador , pois que fora ele a alma dos negócios da filial desde o começo , e era a pessoa naturalmente indicada para substituir o Sr. Sanford. A instâncias e expensas deles , Delmiro embarcou para os Estados Unidos , lá entrando em contato com os superiores do grande curtume , a quem havia escrito antes sem obter resposta. Expôs-lhes suas ideias e pretensões pessoalmente , com inteligência , sagacidade e espírito comercial , as quais foram aceitas.]

Delmiro Gerente / Menor vencimento

Inventário

E , assim, pelos meados de 1892 , Delmiro Gouveia foi feito gerente da filial de Keen Sutterly & Co., em Pernambuco, cargo que ia desempenhar pela metade das vantagens percebidas por seu antecessor , este contratado por três anos , com vencimentos altos.] Antes, porém , de ocupar a gerência,exigiu balanço completo dos haveres e pertences. Terminado o inventário , na presença inclusive dos empregados , Delmiro começou a correr a vista nas folhas de papel , dizendo , afinal :

_ Está errado!

Olhares atravessados , sorrisos de espanto e de dúvida foram trocados. Delmiro , sério , balançava a cabeça , negativamente , como que rejeitando aquela prestação de contas , porque estava errada. O Sr. Sanford afirmava o contrário. Delmiro persistia no seu ponto de vista , armando suspense sobre a curiosidade de todos. Aquele retrucou que tudo tinha sido arrolado, não faltava nada , nem havia nada de mais; e , por fim , desafiou Delmiro a mostrar o erro.

Este levantou o olhar e apontou para um relógio de parede , que, apesar de estar ali , a bater o tique-taque , deixara de ser incluído , por mero esquecimento. Um “ah!” geral fez-se ouvir , entre risos , que punham termo àquela expectativa um tanto desagradável e até inquietante , sobretudo para o antigo gerente , que tinha afirmado e reafirmado solenemente , que ia entregar tudo certo , no contado.

Moralidade do Inventário

Gerência ou Proposto Comercial

A moralidade desse caso , aparentemente sem importância, está na atitude estudada de Delmiro , com a qual quis fazer ver aos empregados haver notado tudo e examinado todas as coisas e documentos de balanço , tendo , só ele , graças à sua argúcia , descoberto a omissão. Se os empregados estavam acostumados a um regime de tolerância e frouxidão , ficassem certos de que o atual gerente era bastante vivo e , portanto , precisavam andar na linha.

Há quem diga que Delmiro Gouveia não voltou da América do Norte investido nas funções de gerente de Keen Sutterly & Co., que continuaram no firme propósito de encerrar as atividades de sua filial no Recife. _ Concordaram apenas em que ele ficasse como representante ou preposto , dando-lhe financiamento e boas cotações , com exclusividade para aquisição , no Estado , dos couros e peles para seu curtume , mediante contrato.

Tal modalidade ter-lhes-ia sido proposta pelo próprio Delmiro , com a qual revelou tino e sagacidade .Daí a razão de ter-se , eventualmente , associado a alguns capitalistas e comerciantes , numa ou noutra transação , para a colocação , a melhor preço , de determinadas partidas de peles. Assim , isto é , com essa liberdade de ação , ele fez grande movimento e ganhou muito mais.

Essa divergência de opinião não vem ao caso , nem tem maior importância , visto como , fosse na qualidade de gerente ou de preposto comercial , com ou sem procuração , Delmiro ficou apenas um ano agindo em nome daquele curtume; e isso_ diga-se de passagem _ no mesmo local , nas mesmas instalações , com os mesmos empregados , enfim num escritório em que aparecera , desde o princípio , como animador de suas transações.

2ª viagem de Deumiro aos EUA / Delmiro Patrão

E não tem importância , repetimos, porque a empresa americana pouco tempo depois se dissolveu ou faliu.[ Delmiro fez a segunda viagem aos EUA , em 1893 , com o fim de adquirir as instalações de escritório e armazéns da extinta Keen Sutterly , existentes no Recife. De lá voltou não mais como gerente mas como patrão , começando a trabalhar por conta própria.] Em abril do mesmo ano , legalizara o distrato da sociedade comercial com Clemente Levy , de quem se tinha separado meses antes.

Idioma / Rei das Peles

Delmiro Gouveia entendia um pouco de francês , chegou a “arranhar” razoavelmente o italiano e mui especialmente o inglês.[ Esta língua , que começou a aprender de ouvido no emprego da Maxambomba , teve de ser usada , mais tarde , nas suas relações com estrangeiros que atuavam na praça do Recife , sobretudo com o Sr. John Sanford , gerente do escritório comercial da empresa Keen Sutterly & Co., onde ele ingressou para se tornar o Rei das Peles.]

Estrangeiros do couro /Amizade /  Rei das Peles

Dentre os comerciantes que influíram diretamente na sua carreira , além dos referidos no capítulo em que mostramos como chegou  a “ Rei das Peles” , devemos fazer menção especial aos [...] e , sobretudo , John Roshore Sanford , que veio dos EUA., a fim de abrir e gerenciar a filial do curtume  Keen Stturly & Co. , e foi , além de amigo pessoal de Delmiro , seu protetor , concorrendo para que  o substituísse naquele posto*].(Página 135).   

* Esse cidadão radicou-se no Brasil , passando a residir em Sobral(CE),onde casou e viveu até os 90 anos , deixando prole numerosa e ilustre.

Estrangeiros do couro

Pioneiros e empreendedores: a saga do desenvolvimento no Brasil , Volume 3. Jacques Marcovitch – 2007.

Depois de sua primeira experiência no ramo , Delmiro resolveu viajar para o interior para desenvolver o negócio.Comprava diretamente dos produtores e vendia aos grandes exportadores ,como Victor Neesen , Herman Lundgren , irmãos Rossbach , Lionelo Iona , Guido Ferrario , John Sanford , ou José Clemente Levy . Na época “não tinha capital algum nem dinheiro para comprar uma balança necessária ao armazém” , segundo recordaria , em artigo publicado em A Província , de 1º de janeiro de 1898(Rocha , 1970).

1ª viagem de Delmiro aos EUA  / Contatos anteriores /  Menor vencimento

Dificuldade da língua / Desempenho de Delmiro / Delmiro Empregado

Viajando constantemente para o interior , foi se tornando um elo cada vez mais poderoso entre produtores do agreste e do sertão e os compradores da capital. Em 1889 , foi convidado a trabalhar na casa Keen Sutterly & Co.Ltd., com ordenado fixo de dez contos de réis anuais e a obrigação de permanecer no escritório apenas duas horas por dia. Era um bom acerto , aliando a segurança de um ordenado(Página 130) com os horizontes mais amplos de negócios por conta própria.[ Mas era também um excelente acerto para a Keen Sutterly , grande curtume da Filadélfia , nos Estados Unidos , que , ao estabelecer sua filial de Recife , tinha grande necessidade de alguém(Delmiro) com bons conhecimentos do mercado local. O gerente John Roshore Sanford não falava uma palavra de português. Dificilmente poderia concorrer com um comprador como Delmiro , conhecedor profundo de toda a mecânica de compras do sertão. Mais do que um vendedor , aliás , Delmiro foi durante toda a sua vida um grande comprador , o que lhe permitiu , nos altos e baixos de sua carreira , conservar um grupo sempre fiel de fornecedores.]

                                                            Golpe de Mestre

Delmiro Gerente / Delmiro Patrão

Depois de dois anos , Delmiro resolveu viajar aos Estados Unidos(1ª vez) para se entender diretamente  com a direção da Keen Sutterly. No dia 28 de fevereiro de 1890 , embarcou no veleiro Finance com destino à Filadélfia . As circunstâncias e os objetivos dessa viagem são bastante obscuros . Segundo Tadeu Rocha , baseando-se em depoimento do próprio Delmiro , o empresário resolvera “dar um golpe de mestre”. Escrevera antecipadamente à matriz dos Estados Unidos oferecendo-se para “trabalhar pela metade do que gastavam aqui seus gerentes”[...] Como ainda não soubesse inglês , pediu a seu amigo Alfredo da Rosa Borges para redigir  carta. A viagem posterior tornou-se  necessária porque o assunto era delicado demais para ser resolvido por carta ou simplesmente para acertar os detalhes”(Página 131).

O fato é que voltou(1ª vez) investido de plenos poderes para gerir todos os negócios da casa Keen Sutterly em Pernambuco. Voltou aos Estados Unidos(2ª vez) mais ou menos em 1894, desta vez para comprar as instalações da Keen Sutterly , que resolvera encerrar seus negócios no Brasil.](Página 132).

O caso Elise . Guido Fabiano – 2010

Estrangeiros do couro

Vários estrangeiros estavam interessados no comércio e exportação de couro.Só em Pernambuco , o americano John Sanford ; o sueco Hermann Lundgren ; o francês Ernest Kahn ; o inglês Clément Levy ; os italianos Lionello Iona e Guido Ferrario.]

Desempenho de Delmiro

E Delmiro meteu-se também a negociar com os “courinhos”. Começou como caixeiro viajante daquelas firmas , viajando pelo norte , de onde trazia as peles ao porto do Recife para exportação . Delmiro viajava a cavalo e aproveitava para levar pequenos produtos manufaturados , que vendia nas fazendas por onde passava.

Dificuldades Filial Recife / 1ª viagem de Delmiro aos EUA

John Sanford Intermediário / Idioma / Amizade / Cavalo / Desempenho Delmiro

Em 1889 o grande curtume Keen Sutterly & Co.,da Filadélfia , decide instalar-se no Brasil , utilizando Sanford como intermediário. Sanford falava pior português do que Delmiro arranhava o inglês , mas a verdade é que os dois se entederam muito bem.Passeando juntos , a pé ou a cavalo , foram-se conhecendo melhor , e Delmiro desenvolveu seu inglês e seu tino comercial a ponto de transforma-se no principal empregado do americano. Mas continuava funcionando como corretor , isto é , vendia as peles compradas a quem melhor pagasse , enquanto granjeava destaque na firma.(Página 81).

Apesar da dedicação de Delmiro, a filial do Recife não  apresentou progresso imediato , e a direção resolveu transferi-la para Fortaleza.

Delmiro Gerente

Os trabalhadores pernambucanos , para garantir seus empregos , pedem que seja mantida a filial pernambucana , a qual, com a sápida(que tem sabor , gostoso , saboroso) de Sanford, poderia ser administrada por Delmiro. Sanford concorda , e Delmiro é enviado aos Estados Unidos(1ª vez- 1890) para tratar diretamente com a direção central.

2ª viagem de Delmiro aos EUA / Delmiro Patrão 

De volta dos Estados Unidos , Delmiro assumiu a gerência da filial do Recife da Keen Sutterly , em 1892, e mandou que se procedesse aos inventários completo da firma antes de responsabilizar-se pelo patrimônio.(Página 82).

Delmiro Destaque Nacional

Contudo , apesar dos esforços de Delmiro , a empresa não conseguia lucros esperados e terminou fechando.Delmiro embarca novamente para a Filadélfia(2ª vez)  e adquire as instalações do escritório e dos armazéns da extinta filial , e em 1895 volta como patrão.]

Em 1898 , Delmiro Gouveia já é chamado de “rei das peles” do nordeste.](Página 83).

No nordeste , Delmiro era uma exceção dispondo de capitais , pensava em aplicá-los , fazê-lo render , ampliando seu império , tentando novos setores da atividade econômica , ao contrário dos fazendeiros tradicionais que , com suas fortunas baseadas na propriedade da terra , preocupavam-se apenas em manter as lavouras já existentes.

Delmiro era um empresário moderno e , como tal , uma aberração no nordeste dos “coronéis” e fazendeiros.(Página 84).

Dicionário histórico-biográfico da Primeira República(1889-1930). Alzira Alves de Abreu.

Na mesma época(1883), ingressou no ramo do comércio de peles de bode , carneiro e cabra para exportação , trabalhando por conta própria e também por comissão para comissão para comerciantes estrangeiros ,entre os quais , o sueco Herman Lundgren.Na condição de caixeiro comprador , tornou-se elemento de ligação entre firmas comerciais da capital e centros produtores do interior , conduzindo artigos manufaturados que vendia ou permutava por peles.

Em 1889, foi contratado pela casa comercial Keen Sutterly , da Filadélfia , e viajou pela primeira vez aos EUA. Além de gerente dessa firma , atuou como sócio do comerciante inglês Clement Levy. Em 1893 voltou aos EUA(2ª vez) para adquirir as instalações do escritório e os armazéns da Keen Sutterly , que decidira encerrar suas atividades no país.

Helvécio Sanford(Centenário- 1989)

Em Recife, Mr. Sanford tinha  uma missão : Gerenciar importante  empresa americana que ali se instalara com o objetivo de exportar peles de bovinos , caprinos e ovinos.

Seu pai , Carl Sanford , possuía frigorífico em Nova York , no Brooklin , daí a ligação com a firma que lhe contratara.

Com escritório montado e tendo como auxiliar principal o hoje célebre Delmiro Gouveia , de quem se tornara grande amigo , os negócios começaram a fluir normalmente até que , em 1892 , a empresa , por sua matriz , determina sua expansão para outros Estados do nordeste.

Sabedor  de que o norte do Ceará produzia  peles de excelente qualidade , Mr. Sanford desloca-se para Sobral , através do Porto de Camocim , como que em busca do destino que lhe havia sido traçado.

Com o noivado , Mr. Sanford decide-se por ficar em Sobral e passa , para Delmiro Gouveia , a gerencia da empresa , em Recife , e dela se desliga para cumprir o seu desiderato.

                                         

Sesquicentenário de Delmiro Gouveia será comemorado em Ipu

PrefeituraMunicpaldeIpu-Ce
AssessoriadeComunicação
Ipu-Ce
Fone: 88.3683-2022

John Sanford Intermediário /Idioma /Desempenho Delmiro / Delmiro Gerente/ 2ª viagem de Delmiro aos EUA / Delmiro Patrão

Patrão

4 de junho de 2013   

Delmiro volta com a esposa para o Recife. Insatisfeito com o rendimento de seu trabalho, resolve mudar novamente de profissão. Entra para o comércio de couro.[ Em 1889, passa a trabalhar para o americano John Sanford, intermediário de um cortume da Filadélfia, que se instalou no Recife. Delmiro desenvolveu seu inglês e se tornou o melhor empregado do americano. Em 1892, assume a gerência da filial, mas a empresa não atinge o lucro esperado e termina fechando. Delmiro vai para Filadélfia(2ª vez), adquire as instalações do escritório e em 1895, volta como patrão. Mais uma vez a empresa fecha as portas.]   

Pulou 1ª viagem

Outro tópico Isolado da Internet

Em 1892, por sua amizade com John Sanford, americano que comerciava com peles, é convidado para ocupar a gerência do curtume Keen Sutterly & Co., com sede na Filadélfia. Mais tarde, quando volta de sua segunda viagem aos Estados Unidos, compra as instalações e escritórios da Sutterly.

Livro página 68 a 72

bottom of page