top of page

Principio meus caros familiares da honrosa e respeitada Família dos Sanford, no Brasil, aqui presentes, agradecendo ao nosso bom Deus, causa primeira e primeiro amor, pela sua infinita bondade e generosidade em permitir o primeiro encontro nacional dos descendentes dos saudosos e queridos John Sanford e Minerva Monte Sanford, nesta bela e alegre noite de 15 de novembro, dia da nossa vitoriosa Proclamação da República em 1889, data em que se consagra para a confraternização dos Sanford no Brasil.

De certo, o agradecimento é a memória mais viva que se abriga em nossos corações, e não há dever maior e mais urgente de agradecer a este nobre casal detentor dos mais caros e sinceros princípios morais, fundamentais para a construção de uma grande família honrada e respeitada pela sociedade em que vive e que serve de exemplo magnífico para as futuras gerações, e que nós, os Sanford, somos os maiores beneficiados destas grandes virtudes.

É com a humildade dos que nada pedem e com os olhos encantados, que cumprimento e agradeço a presença de todos os descendentes dos onze filhos queridos e sempre lembrados em nossos corações, nos nossos inesquecíveis John Sanford e Minerva Monte.

Caso tivesse eu de definir essa noite de alegrias renovadas, não haveria, decerto, palavras mais expressivas e nem expressão mais condizente que esta noite memorável, seria a noite do agradecimento e gratidão.

Durante noventa e nove (99) anos de existência de John Sanford e noventa e quatro (94) de sua querida esposa Minerva Monte, foram norteados pela robusta fé de que “o maior tesouro que existe sobre a terra reside na pessoa humana e que a melhor obra de uma vida é trabalhar para a humanidade”. Esta robusta fé foi a estrada iluminada percorrida do casal Sanford durante os longos anos de suas vidas e que é o motivo para muitas alegrias e de muito orgulho para todos nós, seus descendentes.

No entanto, pelo dever da justiça, e sem querer abusar de vossas paciências, irei dizer um pouco da existência das famílias dos queridos avós John Roshore Sanford e Minerva de Almeida Monte.

Da família Sanford, a mais distante notícia está em uma escritura no Condado de Essex – Inglaterra em 1240, que cita vários nomes dos Sanford, todos descendentes de Richard Sanford, falecido em 1350.

Do Condado de Southampton – Inglaterra, embarcaria em 1634 para a América do Norte – Nova York, os irmãos Pioneiros de todos os Sanford nos Estados Unidos, Robert Sanford e Thomas Sanford.

John Roshore Sanford nasceu no dia 12 de março de 1864, na cidade de New York – Estados Unidos – Brooklin, era o filho mais velho do casal Carl Smith Sanford, de origem inglesa e de Susan Clarin Roshore, de origem francesa. Ambos nasceram em New York. Susan era filha única de John Roshore e de Rosalin Clarin , também de origem francesa.

Do casamento do casal Carl Smith Sanford e de Susan Roshore nasceram cinco (6) filhos: John, William, Susan, Mary , Carl Jr e Lavinia(Lili). John Sanford, depois de cursar o Instituto de Politécnica do Brooklin e ao completar 25 anos viajou para o Brasil, chegando a Recife – PE, no dia 26 de setembro de 1889.

Em Recife, estabeleceu um escritório comercial da poderosa Empresa Keen Sutterlyhco, da Filadélfia, compradora de couro e peles de animais domésticos, principalmente caprinos e ovinos, para alimentar a sua grande indústria de curtumes.

Depois de gerenciar o seu escritório em Recife por 2 anos, deixou o escritório comercial na responsabilidade de Delmiro Gouvêia, nascido em Ipú, no Ceará, que depois passou a ser um dos maiores empresários do Nordeste – Fundador da 1ª hidroelétrica em Pernambuco e John Sanford foi para Fortaleza – CE, montar outro escritório comercial da mesma empresa Keen Sutterlyhco. O mesmo passou um (1) ano em Fortaleza, pois em junho de 1892, viajou para Camocim-CE, de navio, e de Camocim, pela estrada de ferro, foi para Sobral, onde também estabeleceu o seu escritório comercial, onde exerceu por muitos anos as suas atividades comerciais.

Também exerceu suas atividades como engenheiro, trabalhando na construção de açudes públicos e privados, como também na construção de estradas e de rodovias. Com pouco mais de um (1) ano de ter chegado a Sobral, casou-se, em 18 de novembro de 1893, com Minerva de Almeida Monte, filha mais nova do Coronel Francisco de Almeida Monte, um dos homens mais prósperos de Sobral, e de sua esposa , Dona Amélia Rosemunda de Almeida Monte.

Deste casamento de John Sanford e Minerva Monte nasceram 11 filhos – Carlos, Francisco de Almeida (Almeidinha), que faleceu com 3 anos de idade, Amélia, Paulo, Susana  ,mais conhecida como Susy, Eduardo, Minerva, Maria, Beatriz, Francisco e Humberto, todos os 10 filhos vivos do casal John e Minerva foram casando e deixando muitos filhos, netos, bisnetos e tataranetos como descendentes.

Com a morte do Coronel Francisco de Almeida Monte, o Sr. John Sanford e sua esposa Minerva se tornaram herdeiros de parte do Sítio Monte, e também comprou parte dos outros herdeiros.

Com vastas terras em cima da Serra da Meruoca, o Sr. John Sanford passou a exercer as atividades do agronegócio. Em 1908 foi a New York e adquiriu um motor elétrico de grande potência para substituir o trabalho dos animais domésticos, na usina de açúcar, na casa de farinha, na fabricação de aguardente e de rapadura, todos passaram a ser movidas por energia elétrica.

Também fez grandes investimentos na Agricultura, na plantação de cana-de-açúcar, milho e café. O Major Sanford fez do Sítio Monte o seu mundo, e a ele deu todo o seu querer bem, todo amor e todo seu trabalho.

John Sanford faleceu no dia 1º de novembro de 1961, aos 99 anos de idade, depois de viver 70 anos de casado com Minerva Monte, deixando mais de 100 descendentes.

Minervina de Almeida Monte, também conhecida como Minerva, nasceu em Sobral – CE no dia 29 de agosto de 1869, filha caçula das 7 irmãs do casal Coronel Francisco de Almeida e Amélia Rosemunda de Almeida Monte, ele nascido em Sobral e ela nascida em Penedo – AL. Minerva casou-se em Sobral aos 24 anos, com o cidadão americano John Roshore Sanford, no dia 18 de novembro de 1893, o casal teve 11 filhos, já citados acima.

Minerva Monte Sanford, veio a falecer aos 94 anos, permanecendo casada, portanto, por 70 anos, foi uma exemplar esposa e mãe. Foi uma das mulheres mais prestigiadas e respeitadas da sociedade sobralense do seu tempo, e deixou um exemplo de muitas glórias e de eternas lembranças para todos os seus descendentes.

A família Monte tem sua origem direta dos irmãos vindos da Espanha pelo ano de 1630 e se estabeleceu no Brasil, no baixo Rio São Francisco, região alagoense.

No Ceará, em 1682, se instalaram os Montes, primeiro no Vale do Jaguaribe, região de Icó, nas pessoas dos patriarcas: Francisco do Monte, Paulo Monte, Pedro    Monte e João Monte. Finalmente chegaram à Sobral pelo ano de 1737, pela presença do Capitão Mór Manoel José do Monte, que realizou dois casamentos em Sobral a partir do mesmo ano.

O Coronel Francisco de Almeida Monte nasceu em Sobral em 1827, era filho de Joaquim José de Almeida e Izabel Maria da Conceição. O Coronel Almeida, como também era conhecido, casou-se duas vezes. O primeiro casamento, realizado em Sobral no dia 7 de novembro de 1850, com Bemvinda Gomes Coelho. Deste casamento teve duas filhas: Maria, também chamada de Maroca, e Bemvinda.

O segundo casamento realizou-se em Penedo – AL, em 15 de agosto de 1857, com a sua sobrinha, Amélia Rosemunda de Almeida Monte. Deste casamento teve 7 filhos, entre os quais, a caçula Minerva, que casou com John Sanford e João Júlio de Almeida Monte, que é o pai do Deputado Francisco de Almeida Monte, tradicional chefe político de Sobral do século XIX. Francisco de Almeida Monte é o pai de Olga Barroso, que foi esposa do Governador do Estado do Ceará, José Parsifal Barroso, todos de saudosas memórias.

A partir de 1850, os filhos mais tradicionais dos Monte, são de origem dos dois (2) casamentos do Coronel Francisco de Almeida Monte, que tinha como profissão a de Ourives, que era na época, uma das profissões mais rendosas. Com o dinheiro ganho da sua profissão de Ourives, comprou várias terras férteis na Serra da Meruoca, e nela construiu uma refinaria de açúcar, uma fábrica de aguardente, uma fábrica de rapadura, uma fábrica de farinha de mandioca, como também foi o maior produtor de café, milho e feijão da Serra, que com os seus produtos, abastecia Sobral e municípios vizinhos.

Também comprou várias fazendas de gado, no município de Sobral e Itapajé, e foi um dos maiores criadores de gado no seu tempo em Sobral. O Coronel Francisco de Almeida Monte faleceu aos 70 anos de idade, em 6 de junho de 1897, deixando mais de cem (100) descendentes e foi exemplo de um bom homem e de um grandioso cidadão.

Também se destacou na política, tendo exercido a Presidência por 3 vezes no Senado da Comarca de Sobral (hoje seria a Câmara de Vereadores).

Dona Amélia Rosemunda de Almeida Monte, 2ª esposa do Coronel Francisco de Almeida Monte, nasceu em Penedo – Alagoas, em 24 de dezembro de 1831, era filha mais velha do Capitão Mór João José do Monte e sua mãe Rosa Travassos, residiram em Sobral por mais de 60 anos e falecendo no dia 1º de agosto de 1917. Também deixou um exemplo de virtuosa Senhora, sendo uma exemplar mãe e esposa.

O Coronel Francisco de Almeida Monte e Amélia Rosemunda Almeida Monte repousam na mesma sepultura no Cemitério de Sobral - Ceará.

Nesta noite inesquecível para todos nós, prestamos a nossa especial homenagem a Senhora Minerva Sanford Lima Mascarenhas, viúva do General Bolivar Oscar Mascarenhas, como a neta viva com a maior idade, 91 anos, do querido e sempre lembrado casal John Sanford e Minerva Monte, como também a Maurício Sanford Fontenelle, casando com Natalia Carvello, como o neto vivo com a maior idade, 89 anos.

Ao término destas modestas palavras que são das mais justas, faço mais uma vez o nosso apelo ao nosso bom Deus, causa primeira e primeiro amor, para que a estrada da vida de todos os descendentes dos honrados e sempre lembrados casal Sanford e Minerva, no Brasil, esteja sempre impregnada das alegrias de barcos voltando, da ternura de mãos entrelaçadas e da paz de uma criança dormindo e constelada de fulgores e sulcadas dos mais límpidos horizontes.

A todos, nosso muito obrigado!

Fortaleza – CE, 15 de novembro de 2014.

 

Haroldo Sanford, neto do casal John Sanford e Minerva Sanford.

bottom of page